O que fazer com a papelada?

março 31, 2016


Estudos indicam que 80% dos papéis arquivados nunca são procurados, eles fazem parte da nossa vida, e precisamos deles, mas  também  não podemos acumular tantos ao longo dos anos. O grande vilão  da  organização  é o "caos", e só é instalado em nosso ambiente  se o permitirmos, e  não queremos isto, certo? Para  que isto não ocorra, precisamos  criar métodos  que funcionem, e basta colocá-lo em prática sem postergar. 
Para não   entrar em parafusos, é preciso  ter um hábito diário ou semanal para cuidar de forma que eles  não se acumulem.

Por isto,   antes de arquivá-los faça a  seguinte pergunta:  Preciso dele? É necessário por razões legais ou tributárias? Se estas respostas forem "sim", arquive-os. Mas antes  de arquivá-los, veja se não há um  duplicado deste documento. Não acumule cópias, deite-as no lixo.

Para por ordem na  papelada, comece por pensar onde vai guardá-los após organizá-los:  Numa prateleira? Gaveta? ou numa estante? 

Por onde começar?

  1. Comece por reunir todos os papéis  da casa,  veja  nas  gavetas, armários, caixas, etc. Coloque-os  em um só volume, tudo mesmo! Agora  é a hora do desafio:
  2. Separe os papeis  em 3  pilhas: ARQUIVO ATIVO (o que vai ficar), ARQUIVO MORTO E  LIXO. 
  3. Feito isto,  comece por organizar o arquivo "ATIVO", selecione os documentos que são mais importantes da sua rotina, tais como: facturas, recibos, contas a pagar, assuntos a tratar, etc. 
  4. Com as categorias definidas, agora é hora de arquivá-los e identificá-los. Escolha pastas, dossier, ou arquivo suspenso, veja qais s atende a sua necessidade.
  5. ARQUIVO MORTO",  organize o " por categorias, obedecendo as datas, para facilitar consultas  futuras. Guarde em caixas apropriadas e identifique bem as categorias. 
  6. Os documentos que vão  para o lixo devem ser  destruídos, existem máquinas  no mercado para   destruir papéis. 
Não sei o volume de papéis que tem na sua casa, como também não tenho conhecimento do nível  de organização da sua papelada.
Se  ainda  não desfruta de  uma papelada  organizada, é  hora de começar. Não  precisa iniciar tudo de uma só vez, poderá dividir  por etapas, mas  "FAÇA". "Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje."
Uma coisa  sei: A papelada organiza é  um descanso para a família,  ganhamos  tempo e também dinheiro.

Se  tem muitos papéis e não consegue organizar tudo sozinho, peça ajuda   estamos à  sua disposição,

Espero ter te ajudado

Organize Sempre
Glicínia Araujo






You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts